Screenshot 2019 09 07

logoAPACAP

corrente bem cort

Prezados companheiros,
Agradecemos pelas dezenas de doações dos variados membros da nossa comunidade (atuais estudantes, ex-estudantes de múltiplas gerações, responsáveis, funcionários, professores).
A campanha foi um sucesso! Conseguimos arrecadar R$ 31.695,00 e itens essenciais como leite em pó/em caixa, livros, frascos de álcool em gel e absorventes feminino.
Faremos duas entregas de cestas básicas para a nossa comunidade em julho e mais uma em agosto, totalizando oito entregas desde o início da pandemia.
Duas entregas em abril, duas entregas em maio, um entrega de super cesta em junho, duas entregas em julho e uma entrega de super cesta em agosto.
Além disso, destinaremos parte da arrecadação para a compra e entrega de cestas básicas para coletivos sociais parceiros, para os trabalhadores da cooperativa de resíduos Recicla Verde e para os trabalhadores demitidos pelo Restaurante Universitário.
Temos um site com maiores informações.

Nosso profundo agradecimento!
Empatia e solidariedade podem mudar o mundo!

Saudações CApianas,

Marcelo Campello, Flávia Gomes e Rafael Arosa

bb6eb3b1 eb76 4e34 8603 e9809e0d2d96

1951e310 acac 4327 8720 f2d9415ef433

b5fa8a8f 3359 4c46 aa91 00b897bc60a8

HISTÓRICO DA CAMPANHA
Março de 2020. O ano letivo estava enfim engrenando no Colégio de Aplicação da UFRJ e o ritmo de vida, aparentemente, normal. No entanto, o tal vírus, que muitos acreditavam que não ia chegar até nós, chegou. Nos atingiu tão fortemente que enfrentamos a pandemia causada pelo COVID-19 como a maior crise mundial da nossa geração, talvez a maior desde o fim da 2ª Guerra Mundial. Os impactos socioeconômicos não só no Brasil, mas no planeta, serão inumeráveis.

img1

Perder tantas vidas tem sido lamentável e desolador.

Acontece que mais vidas podem ser perdidas se não um enfrentarmos um velho problema da sociedade brasileira: a fome. Não basta esperarmos dos governantes estratégias para auxiliar as famílias em situação de vulnerabilidade, nós também somos responsáveis por elas.
Sensibilizados por essa grave situação, um trio de professores do CAp UFRJ se uniu e decidiu promover a Corrente do Bem, uma campanha que começou despretensiosa, mas que alcançou grandes proporções. E ainda quer mais. Muito mais.

img2

A CAMPANHA E SUAS DOAÇÕES
A Corrente do Bem é uma iniciativa dos professores Flávia Gomes, Marcelo Campello e Rafael Arosa e se propõe a arrecadar qualquer quantia através de depósitos ou transferências bancárias, para comprar cestas básicas, contendo alimentos, material de limpeza e kit de higiene, e doar às famílias em situação de vulnerabilidade agravada por essa pandemia.

img3
Até o momento, a Corrente do Bem já conta com mais de 400 doadores, cerca de R$ 63.000,00 arrecadados e um pouco mais de 1.000 cestas distribuídas às mais diversas comunidades do estado do Rio de Janeiro, como Imbariê, Complexo do Alemão, Complexo do Lins, Morro do Urubu, Praça Seca, Barreira do Vasco, Caju, lares e asilos. Outros beneficiados foram os trabalhadores demitidos do Restaurante Universitário da UFRJ no início da pandemia e a cooperativa de catadores Rede Recicla Verde, que foram diretamente afetados pela descontinuidade de seu trabalho.img4

Mas vale ressaltar que grande parte das doações foram destinadas também à comunidade do CAp UFRJ, atendendo famílias de estudantes e trabalhadores terceirizados que enfrentam dificuldades diárias em seu sustento. De abril a junho, essas famílias terão recebido 5 entregas de cestas básicas nas sedes Lagoa e Fundão. O apoio da Corrente do Bem tem sido primordial para eles nesse tempo de pandemia.
Nas distribuições realizadas em sua terceira e atual fase da campanha, os professores puderam ainda incluir máscaras de proteção e álcool em gel nas cestas. Além disso, receberam também o apoio do Setor de Ciências Biológicas do CAp UFRJ, que se uniu ao grupo preparando material informativo a ser distribuído junto às cestas básicas e selecionando vídeos explicativos a serem compartilhados com os beneficiados das cestas, com o objetivo de esclarecer dúvidas ainda existentes sobre a COVID-19 e a fim de combater desinformações viralizadas.

img5

Em todas as suas etapas, toda a quantia arrecadada e os destinos das doações foram divulgados em um grupo de whatsapp criado para que todo o processo tivesse a maior transparência possível. Percebendo a potencialidade da rede de solidariedade, coletividade e empatia que construíram, em breve retornarão com a quarta fase. Se você deseja contribuir com a Corrente ou é estudante do CAp e deseja receber uma cesta básica, entre em contato com a professora Flávia Gomes pelo whatsapp 99927-8402!

img6