cap ufrj

20190204 112731

Seminario 1

Consuni aprova Complexo de Formação de Professores

dsc 0522O Conselho Universitário (Consuni) da UFRJ aprovou por unanimidade, em sessão especial de quinta-feira (20/12), a criação do Complexo de Formação dos Professores. Sua instituição se dará na estrutura média da Universidade e seu objetivo central será propor articulações entre unidades e centros da UFRJ que possuem atividade de formação de professores e de educação básica com as redes de ensino municipais, estadual e federal.

Para Carmen Gabriel, diretora da Faculdade de Educação (FE) e uma das relatoras do processo, o Complexo tem como natureza o diálogo e, portanto, está aberto à participação de toda a Universidade. “A vontade é, justamente, trazer todos para discutir a responsabilidade da formação de professores para a educação básica”, frisou. Em sua leitura, a iniciativa é importante para a defesa e o fortalecimento da escola pública: "É uma forma de superar algumas dicotomias históricas no campo de formação de professores, entre teoria e prática, entre institutos e faculdades de educação, por exemplo”.

Na avaliação de Cristina Miranda, diretora do Colégio de Aplicação (CAp), a aproximação com a rede pública faz a UFRJ cumprir seu papel social e permite ao CAp novas possibilidades. “Sabemos que o conhecimento é construído na pesquisa, no ensino e na extensão, e que a docência é criação a partir desses saberes. Então, no CAp, vivemos um momento muito especial de ressignificação do nosso trabalho. E o que trouxe a consciência dessa ressignificação foi justamente o debate sobre a criação do Complexo de Formação de Professores”, comentou.

Na oportunidade, também foi validado o regimento do Complexo, definindo suas diretrizes, competências e a estrutura organizacional. Tanto a criação do Complexo quanto o texto de seu regimento foram discutidos em outras instâncias da Universidade, no curso de dois anos, e aprovados pelos Conselhos de Ensino de Graduação (CEG) e de Ensino para Graduados (Cepg) no dia 5/12.

Foto: Diogo Vasconcellos - Coordcom/UFRJ - Fonte: www.ufrj.br

Conclusão de curso 3º ano do Ensino Médio

CONVITE 3º ano

CAp parabeniza seus estudantes, professorxs e/ou orientadorxs que receberam menção honrosa na SIAC 2018

SIAC 2018 peq

O CAp parabeniza seus estudantes e seus professorxs e/ou orientadorxs participantes dos projetos de pesquisa, ensino e extensão que receberam menção honrosa em suas apresentações, na Semana de Integração Acadêmica – SIAC 2018.

Acesse AQUI a relação completa dos contemplados com menção honrosa e seus trabalhos.

eleições APACAp

apacap logo 2012

apacap

Nota do CAp sobre o incêncio no MN

NOTA DO COLEGIO DE APLICACAO DA UFRJ sobre o incendio no Museu Nacional UFRJ

Comemorações dos 70 anos do CAp

cropped logo peq 250

Desejamos que as atividades comemorativas dos 70 anos propiciem encontros potentes para todo corpo docente, técnico e administrativo, funcionários terceirizados, estudantes e seus responsáveis, e comunidade universitária em geral. E que juntos possamos continuar tecendo a história deste Colégio de Aplicação, escola pública em que todos e todas se reconheçam e que produza um reencantamento do mundo por meio de uma educação libertadora, gratuita, de qualidade, laica e socialmente referenciada.

Afetuosamente,

Cristina Miranda e Graça Reis
Direção Geral

aula inaugural cap ufrj 500x300

30629264 1631660410202943 5768769007041642496 o

Esquivel peq
Foto: Carla Dias
IMG 20180418 WA0014 peq
Foto: Daniele Grazinoli

Alunos da terceira série do CAp participaram da Aula Magna do ano letivo de 2018 da UFRJ proferida pelo ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, na Cidade Universitária.
Aqueles que não puderam assistir à Aula Magna 2018 ou desejarem revê-la, podem acessar o link

images 1

artes cênicas 1 artes visuais 2 biologia 2 desenho geométrico 1 educação física 1
 espanhol3  filosofia 1  física2  francês2  geografia 1