Pesquisar

CAp na Quarentena💚

2020 04 22 2

Compartilhe / Siga-nos

youtube animada CAp-UFRJ na quarentena
facebook logo or icon by obinoobie @CAp.UFRJ.1948
twitter @cap_ufrj 
insta1 70x70 @cap.ufrj.oficial 

Ajude a UFRJ no combate ao COVID-19

Campanha Doacoes UFRJ

UFRJ_100

Screenshot 2019 09 07

Revista

icon

CESPEB

logo cespeb

SICEA

LogoSicea

CAp 70 anos

cap portal 150

Clique no banner acima para 
acessar o VÍDEO comemorativo
dos 70 anos

 

Doc1

 Projeto Memória CAp 

Sítios afins

 fe logo
 logoCFP2
 cropped top condicap
 logoAPACAP

AVA CAp

ava peq

Essa Conta é de Todos

       cartazes principais 1

poster6 24 23026

 

Corpo Docente

Coordenação do curso:
Katia Maria Diniz Araújo 

Suplente:
Glauber Domingues

 

Glauber Domingues
http://lattes.cnpq.br/9408325715410458

 

Kátia Maria Diniz Araújo (Mestre)

 

Maria Alice da Silva Ramos Sena
http://lattes.cnpq.br/3719160196667882

 

Mario Jacinto Ferraro Júnior (Doutor)
http://lattes.cnpq.br/0105169821549649

 

Vinícius de Moura Vivas (Mestre)
http://lattes.cnpq.br/4929860600141251

 

Perfil Acadêmico – Ensino

1. Objetivos Gerais

. Capacitar o estudante a utilizar os parâmetros e os elementos da linguagem musical como ferramentas facilitadoras de sua  expressão criadora e do seu fazer artístico;

. Possibilitar uma educação sensível que promova o desenvolvimento da percepção, da reflexão, da intuição e da emotividade por meio de estímulos à imaginação (memória e invenção) e à curiosidade (prazer da descoberta);

. Promover a participação e a socialização do estudante por meio de experiências coletivas de performance e criação musical na aprendizagem de diferentes instrumentos musicais;

. Promover um maior contato com o repertório musical de tradição oral e escrita com ênfase na diversidade cultural e na produção musical brasileira.

2. Especificidades dos segmentos

2.1 Ensino Fundamental – 1º segmento

. Sensibilizar para uma escuta musical e da paisagem sonora;

. Vivenciar aspectos básicos da linguagem musical;

. Desenvolver habilidades de afinação e rítmica por meio do canto coletivo, da expressão corporal e do manuseio de intrumentos musicais.

2.2 Ensino Fundamental – 2º segmento

. Iniciar a prática na flauta doce, ukulelê e violão;

. Desenvolver habilidades de leitura e escrita musical;

. Ampliar conhecimentos e habilidades por meio da prática de conjunto.

2.3 Ensino Médio

. Desenvolver e aperfeiçoar diferentes práticas musicais como meios de expressão.


Projetos:

- Toque... e se toque! - o projeto de extensão oferece aulas de música (flauta doce, cavaquinho, percussão, violão, ukulelê, canto, musicalização infantil e percepção musical) no Centro da Música Carioca com ênfase na prática de conjunto da música popular brasileira. http://toqueesetoque.com.br

- Orquestra de Ukuleles da UFRJ - formada por alunos do curso de extensão “Toque... e se toque!”. O repertório tem por base arranjos instrumentais de obras da música popular brasileira. https://www.youtube.com/channel/UCVB9z8Dh4s5aktmpNttazdg

- Concerto Didático - realizado anualmente desde 2003, quando todas as turmas do 1º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio se reúnem para apresentar ao público e à comunidade escolar algumas práticas musicais do cotidiano das aulas de música. https://youtu.be/VflX3YYAPzM

 

 
UFRJ CAp - Colégio de Aplicação da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ