Pesquisar

CAp na Quarentena💚

2020 04 22 2

Nossas Redes

youtube animada CAp-UFRJ na quarentena
facebook logo or icon by obinoobie @CAp.UFRJ.1948
twitter @cap_ufrj 
insta1 70x70 @cap.ufrj.oficial 
insta1 70x70

@capufrjnaquarentena

CESPEB

logo cespeb

Revista

perspectivasII

Sítios afins

 fe logo
 logoCFP2
 cropped top condicap
 Logo 2020 corII

SICEA

LogoSicea

AVA CAp

ava peq

Ajude a UFRJ no combate ao COVID-19

Campanha Doacoes UFRJ

CAp 70 anos

cap portal 150

Clique no banner acima para 
acessar o VÍDEO comemorativo
dos 70 anos

 

Doc1

 Projeto Memória CAp 

poster6 24 23026

 

Corpo Docente

Coordenação do curso:
Katia Maria Diniz Araújo 

Suplente:
Glauber Domingues

 

Glauber Domingues
http://lattes.cnpq.br/9408325715410458

 

Kátia Maria Diniz Araújo (Mestre)

 

Maria Alice da Silva Ramos Sena
http://lattes.cnpq.br/3719160196667882

 

Mario Jacinto Ferraro Júnior (Doutor)
http://lattes.cnpq.br/0105169821549649

 

Vinícius de Moura Vivas (Mestre)
http://lattes.cnpq.br/4929860600141251

 

Perfil Acadêmico – Ensino

1. Objetivos Gerais

. Capacitar o estudante a utilizar os parâmetros e os elementos da linguagem musical como ferramentas facilitadoras de sua  expressão criadora e do seu fazer artístico;

. Possibilitar uma educação sensível que promova o desenvolvimento da percepção, da reflexão, da intuição e da emotividade por meio de estímulos à imaginação (memória e invenção) e à curiosidade (prazer da descoberta);

. Promover a participação e a socialização do estudante por meio de experiências coletivas de performance e criação musical na aprendizagem de diferentes instrumentos musicais;

. Promover um maior contato com o repertório musical de tradição oral e escrita com ênfase na diversidade cultural e na produção musical brasileira.

2. Especificidades dos segmentos

2.1 Ensino Fundamental – 1º segmento

. Sensibilizar para uma escuta musical e da paisagem sonora;

. Vivenciar aspectos básicos da linguagem musical;

. Desenvolver habilidades de afinação e rítmica por meio do canto coletivo, da expressão corporal e do manuseio de intrumentos musicais.

2.2 Ensino Fundamental – 2º segmento

. Iniciar a prática na flauta doce, ukulelê e violão;

. Desenvolver habilidades de leitura e escrita musical;

. Ampliar conhecimentos e habilidades por meio da prática de conjunto.

2.3 Ensino Médio

. Desenvolver e aperfeiçoar diferentes práticas musicais como meios de expressão.


Projetos:

- Toque... e se toque! - o projeto de extensão oferece aulas de música (flauta doce, cavaquinho, percussão, violão, ukulelê, canto, musicalização infantil e percepção musical) no Centro da Música Carioca com ênfase na prática de conjunto da música popular brasileira. http://toqueesetoque.com.br

- Orquestra de Ukuleles da UFRJ - formada por alunos do curso de extensão “Toque... e se toque!”. O repertório tem por base arranjos instrumentais de obras da música popular brasileira. https://www.youtube.com/channel/UCVB9z8Dh4s5aktmpNttazdg

- Concerto Didático - realizado anualmente desde 2003, quando todas as turmas do 1º ano do ensino fundamental ao 2º ano do ensino médio se reúnem para apresentar ao público e à comunidade escolar algumas práticas musicais do cotidiano das aulas de música. https://youtu.be/VflX3YYAPzM

 

 

Setores curriculares

 artes.cênicas70  artes.visuais70 poster6 24 23953   des.geo100  ed.fisica70
ed.inf70   espanhol100 filosofia100  fisica100   frances100
geo100   hist100 ingles100  linguaport  poster6 24 23425 
 multi100 poster6 24 23026  quimi   socio soe2 
UFRJ CAp - Colégio de Aplicação da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ