BANNER Disciplinas artes.ce
 

Os docentes de Artes Cênicas do CAp - UFRJ tem construído uma prática na qual se articulam funções de um docente de Ensino Básico, a formação de professores e atividades comprometidas com o tripé ensino-pesquisa-extensão, mantendo-se em permanente diálogo com os princípios e valores que norteiam o Ensino Superior. A variedade de olhares e fazeres que se reúnem neste espaço tem revelado múltiplos movimentos, aproximações e contrastes, nem sempre harmônicos e frequentemente complexos. Apresentam diversas formas de relação com o fazer teatral, afora a vivência pedagógica da linguagem cênica no universo escolar, criando possibilidades de integração entre a Educação Básica e o Ensino Universitário. Sobretudo, tem levado a construir uma dinâmica particular de organização do fazer acadêmico.

DOCÊNCIA NO ENSINO BÁSICO 
Hoje as Artes Cênicas do CAp se compõe de quatro professores e atende a todos os alunos das turmas desde o sexto ano do Ensino Fundamental até o segundo ano do Ensino Médio. O programa curricular contempla eixos pedagógicos de ensino para cada ano. Do 6° ao 9° ano, se tem por objetivo a compreensão dos elementos que constroem a linguagem cênica. Alguns conceitos e noções são tratados: o jogo como metodologia de construção e relação da/na cena, o espaço e suas variações, as funções profissionais do teatro e seus universos de atuação (ator, diretor, cenógrafo, figurinista, iluminador, maquiador, dentre outros), períodos da história do teatro, texto e palavra, dentre outros temas que permitam ao estudante estabelecer contato e reflexões acerca do universo cênico. No Ensino Médio, os alunos, por já terem vivenciado as diferentes expressões artísticas, escolhem uma das três linguagens para aprofundar, ou seja, Artes Cênicas, Artes Visuais ou Música. As três linguagens oferecem projetos na perspectiva do aprofundamento da linguagem. No caso das Artes Cênicas, o programa curricular incorpora a vivência e a reflexão sobre a produção teatral.

ATUAÇÃO EM ESTÁGIO SUPERVISIONADO 
No setor curricular de Artes Cênicas, há uma multiplicidade e variedade de olhares, já que esse recebe os alunos da Licenciatura em Dança e alunos da Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Além disso, por conta dos projetos de ensino, pesquisa e extensão que desenvolvemos, recebemos bacharelandos dos Cursos de Direção Teatral, Dança e Indumentária, que também acompanham as aulas e participam das reuniões de orientação. Portanto, são aproximadamente 50 alunos de graduação entre licenciandos, bolsistas e estagiários.

ATIVIDADES DE PESQUISA E EXTENSÃO 
Em 2016, cinco projetos de diferentes naturezas, encontram-se em atividade: Projeto EncenaAÇÃO, Projeto Fazendo Gênero, Projeto Teatro em Gotas, Projeto Fora de Cena e Laboratório de Produção Teatral na Escola. Todos estes projetos recebem bolsistas, de diferentes programas: “Iniciação Científica”, “Iniciação Científica Ensino Médio”, “Iniciação Artística e Cultural” e “Extensão”. São aproximadamente 20 bolsistas que atuam sob a orientação dos quatro professores do Setor. 
Como produção acadêmica, os professores têm apresentado a experiência pedagógica de seus projetos e dos seus resultados pedagógicos e acadêmicos regularmente em congressos e seminários, tais como ENDIPE, Jornada Acadêmica da UFRJ e do CAp, inclusive no 8º Congrès International Arts de La Scène-EducationIDEA, em Paris. Vale compartilhar a produção dos bolsistas, que tem sido bastante profícua: nos últimos anos, apresentaram trabalhos na Jornada Acadêmica interna do Colégio de Aplicação e na Jornada Acadêmica da UFRJ. Inclusive, em 2011, o trabalho do grupo de bolsistas do Projeto Fazendo Gênero foi selecionado entre os 8 melhores trabalhos do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ, obtendo o Prêmio Menção Honrosa na XXXIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica, Artística e Cultural - JICAC-2011. E em 2013, cinco trabalhos dos diferentes Projetos foram selecionados para publicar em uma edição especial com os melhores trabalhos do CFCH apresentados na XXXVJICAC-2013. 
Por esta apresentação, é possível observar que, no espaço das artes cênicas circulam diversos atores da comunidade universitária: alunos do CAp, professoras do CAp, docentes do ensino superior, funcionários e estudantes da Graduação, em um processo profícuo e múltiplo nas suas possibilidades de integração entre alunos de Ensino Médio e Universitários, docentes e funcionários. 
A busca do Setor tem sido problematizar estas perspectivas, fazê-las dialogar com a complexidade e com a diversidade da escola. Acreditamos que é preciso dar a ver os afetos que são tecidos nas salas e nos corredores, a intensidade do que acontece na sala, a diferença que faz o professor.

 
 
CONTATO
artescenicasdocaparrobagmail.com
 
Corpo Docente
 
COORDENAÇÃO DO SETOR
Prof. Dr. Celeia Machado
 
Prof. Ms. Andréa Pinheiro
http://lattes.cnpq.br/6152867617250679
Prof Ms. Fátima Novo
http://lattes.cnpq.br/4558519130999967
Prof. Dr. Juliana Manhães
http://lattes.cnpq.br/1245531347144983
 
  • Projetos desenvolvidos 
 
Em 2016, cinco projetos de diferentes naturezas, encontram-se em atividade:
1.   Projeto EncenaAÇÃO –  estuda o processo de montagem teatral na grade  currícular do ensino de teatro na escola, propondo a vivência da criação e da produção de um espetáculo.
Coordenação Geral - Prof. Andréa Pinheiro
2.   ProjetoFazendo Gênero – estuda os fundamentados  do Teatro Físico , conforme a pedagogia de ator elaborada por Jacques Lecoq.
Coordenação Geral : Prof. Celeia Machado
3.   Projeto Fora de Cena -  organiza e administra o acervo de figurinos, adereços e objetos do Teatro do CAp.
Coordenação Geral : Prof. Fátima Novo
4.   Projeto Teatro em Gotas - investiga o jogo e seus indutores, com base nos preceitos de Jean-Pierre Ryngaert.
Coordenação Geral - Prof. Andréa Pinheiro
5.   Laboratório de Produção - apoio técnico e operacional para as mais diversas atividades do Setor.
Coordenação Geral : Prof. Celeia Machado
Todos estes projetos recebem bolsistas, de diferentes programas: “Iniciação Científica”, “Iniciação Científica Ensino Médio”, “Iniciação Artística e Cultural” e “Extensão”. São aproximadamente 20 bolsistas que atuam sob a orientação dos quatro professores do Setor.
 
 

Setores curriculares

 

artes cênicas artes visuais biologia desenho geométrico educação física
filosofia física francês geografia história
língua portuguesa matemática multidisciplinar música química
espanhol inglês sociologia    

 

UFRJ CAp - Colégio de Aplicação da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ