inglês

O ensino da Língua Inglesa no CAp-UFRJ se destaca pelo trabalho diferenciado que realiza tanto nas turmas do Ensino Fundamental II quanto no Ensino Médio. Nas turmas do Ensino Fundamental, o trabalho pedagógico do setor procura apresentar e explorar as formas linguísticas não apenas por fazerem parte de um sistema, mas sim por apresentarem aspectos da língua úteis à comunicação e à formação social e educacional dos alunos.  Nessas séries iniciais (6º e 7º anos), o ensino de Inglês visa incentivar o prazer de aprender uma nova língua, bem como introduzir conceitos básicos da língua inglesa.   Já nas séries intermediárias (8º e 9º anos), há uma maior exposição a aspectos e estruturas gramaticais da língua inseridos em atividades orais e de leitura significativas. Para o pleno desenvolvimento desta proposta, as turmas são divididas em dois níveis de aprendizagem: iniciante e avançado. No tocante ao Ensino Médio, o ensino de Língua Inglesa é desenvolvido em workshops (oficinas), onde o foco em conteúdos específicos da língua possibilita o seu aperfeiçoamento. Atualmente, as oficinas oferecidas são as seguintes: Multi-skills, Media Discourses, Grammar and Games, Songs, Video and Literature, Reading and Writing e Advanced Reading.

Coordenação de Curso 2016
Raquel Souza de Oliveira
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Erika de Freitas Coachman
Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Evandro Luis Von Sydow Domingues
Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense

Juliana Jandre Barreto
Doutoranda em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Rosangela Conceição de Souza
Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo

Barbara Venosa
Mestre em Tradução Audiovisual pela Roehampton University of London

Camila Oliveira Querino
Mestranda em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Projetos do Setor:

- Os discursos da mídia na sala de aula: refletindo sobre as identidades sociais nas páginas das revistas e na tela da TV (código Sigma 13149).

- Pen Pals: construindo uma amizade por vias da aprendizagem do inglês como LE (código Sigma 24420).

- A mídia no ensino de língua estrangeira: um veículo de poder na construção de uma pedagogia crítica (código Sigma 11759).

artes cênicas artes visuais biologia desenho geométrico educação física espanhol
filosofia física francês geografia história inglês
língua portuguesa matemática multidisciplinar música química sociologia