Screenshot 2019 09 07

logoAPACAP

ingles100

O ensino da Língua Inglesa no CAp-UFRJ se caracteriza pelo trabalho diferenciado que realiza tanto nas turmas do Ensino Fundamental II quanto no Ensino Médio. Diferentemente do trabalho usualmente realizado em cursos de idiomas, temos como objetivo formar cidadãos globais críticos: capazes de compreender os diversos textos (orais e escritos) que circulam pelo mundo nessa língua e de produzir tais textos de forma autônoma, reconhecendo o conjunto de discursos que orientam as produções textuais. Cientes de que a língua inglesa não se restringe aos países que a têm como língua nativa, estimulamos nossos alunos a conhecerem e a produzirem variedades de inglês produzidos no mundo e compreenderem questões linguísticas, culturais e políticas. Para realizar esse trabalho, cada turma do Ensino Fundamental é dividida em duas, de acordo com a proficiência de inglês dos alunos. Dessa forma, o ensino se torna desafiante e interessante, mesmo para aqueles que já estudam a língua fora da escola. No tocante ao Ensino Médio, o ensino de Língua Inglesa é desenvolvido em workshops (oficinas), com temáticas e abordagens diferentes, e os estudantes podem escolher qual delas gostariam de integrar em cada ano. Atualmente, as oficinas oferecidas são as seguintes: Multi-skills, Media Discourses, Creative Writing, Grammar and Games, Songs, Video and Literature e Reading and Writing.

Coordenação de Curso:

Suplente:
Raquel Souza de Oliveira

Juliana Jandre Barreto
Doutora em Educação Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Evandro Luis Von Sydow Domingues
Graduado: Letras Inglês-Português (1995) - PUC-Rio
Mestre em: Literatura Brasileira (1998) - PUC-Rio
Doutor em: Literatura Comparada (2008) - UFF
Projeto: “Is there a text in the classroom?” -  Cadastro: SIGMA 24425
Projeto: “Poets are us” - Cadastro: SIGMA 24426

Raquel Souza de Oliveira
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Rosangela Conceição de Souza
Doutora em Letras pela Universidade de São Paulo

Barbara Venosa
Mestre em Tradução Audiovisual pela Roehampton University of London

Mariana Nunes Monteiro
Mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Projetos do Setor:

- Os discursos da mídia na sala de aula: refletindo sobre as identidades sociais nas páginas das revistas e na tela da TV (código Sigma 13149).

- Pen Pals: construindo uma amizade por vias da aprendizagem do inglês como LE (código Sigma 24420).

- A mídia no ensino de língua estrangeira: um veículo de poder na construção de uma pedagogia crítica (código Sigma 11759).

- Iniciação artística e cultural na formação de professores de inglês (aprovado em Conselho Pedagógico em 21 de fevereiro de 2017).

- Conflitos e encontros nas literaturas de língua inglesa contemporânea (código Sigma 13483).

- A poesia do Rock and Roll (código Sigma 21334).