física

Plano Político Pedagógico

Corpo Docente

Coordenação de Curso
Prof. Dr. Roberto Affonso Pimentel Júnior 

Prof. Dr. Roberto Affonso Pimentel Júnior (Beto)
http://lattes.cnpq.br/9273793166523342
Ingressou no CAp-UFRJ como professor substituto em 1996, sendo efetivado no início de 1997. Formado pela UFF nos cursos de bacharelado e licenciatura em Física no início da década de 1990, concluiu o mestrado em óptica metrológica em seguida. Deu aulas em escolas particulares de Niterói, sua cidade natal, e trabalhou como bolsista do INMETRO antes de ingressar no CAp. Durante um período de licença deu aulas no Canadá (2002-2003), e mais recentemente doutorou-se pelo programa de pós-graduação em história das ciências, das técnicas e epistemologia (HCTE) da UFRJ (2008-2012) com uma tese sobre a história da interferometria no século dezenove.

Deu aulas para a primeira série do Ensino Médio e as aulas de revisão para as turmas de terceira série no período de 1996 a 2002, quando por alguns anos foi coordenador do setor. Em 2004 em seu retorno à escola assumiu as aulas da segunda série e construiu o projeto da revista da escola, a revista Perspectiva, projeto que coordenou por dois anos e meio. É autor de diversos trabalhos em Física e em história da Física, e vem participando de inúmeros congressos, projetos e antologias de divulgação científica. É autor do livro “A Aventura da Física”, uma coletânea de textos publicados em sua coluna na revista Ciência Hoje das Crianças Online ao longo dos últimos 4 anos. Contribui ainda com a seção Fora do Quadro da revista Ciência Hoje, relacionando artigos da revista com tópicos de Física abordados no Ensino Médio, numa linguagem voltada para professores e alunos de Ensino Médio.

 

Prof. Dr. Sidnei Percia da Penha
http://lattes.cnpq.br/0006619785896896
É doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo onde concluiu o curso em 2012.  Elaborou parte de suas pesquisas com bolsa da CAPES de doutorado sanduiche realizado na Universit of Missoury nos Estados Unidados com o objetivo de aprofundar as pesquisas relacionadas a inserção de Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. É mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo CEFET-RJ onde em 2007 concluiu sua pesquisa relacionada a produção  de uma Sequencia Didática Investigativa para estudo do Eletromagnetismo intitulada “A Física e a Sociedade na TV”. É especialista em Ensino de Física pela Universidade Federal Fluminense concluído em 2004 onde elaborou pesquisas relacionadas a utilização questões desafiadoras para o Ensino de Física dentre vários outros trabalhos. É Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1996 e Engenheiro Eletricista pela UCP  em 1991. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Atividades Investigativas para o ensino de Ciências;  Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade e uso de Questões Socio-científicas no ensino de Ciêncas. Participa do Grupo de Pesquisas em Ensino de Física da UFRJ (PROENFIS-UFRJ) onde atuou na organização de cursos destinados a formação de licenciandos e professores de física. Atua como revisor de trabalhos da Associação Brasileira de Pesquisadores em Ensino de Ciências (ABRAPEC) e do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). Atualmente coordena o Setor Curricular de Física do CAp e o Laboratório Didático de Ensino de Física (LADEF) onde desenvolve seus projetos de pesquisa e extensão. Atualmente coordena o projeto  Oficinas de Acionamento e Robótica.

 

Prof. Ms. Wanderley Paulo Gonçalves Junior
http://lattes.cnpq.br/8753773860609256
É doutorando no Programa em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, onde desenvolve pesquisa em que busca investigar a aprendizagem dos alunos sobre o conceito físico de força através de um ambiente de ensino estruturado para a programação de simulações, procurando identificar os possíveis fatores que colaboram para a evolução do entendimento. Em 2012, tornou-se mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, dedicando-se à pesquisa de processos avaliativos. Desenvolveu trabalho intitulado “Avaliações em Larga Escala e o Professor de Física”. É especialista em Ensino de Ciências com ênfase em Física, concluído em 2006, pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde desenvolveu e elaborou pesquisa intitulada “A utilização da imagem para a compreensão de gráficos da posição em função do tempo na cinemática”. É licenciado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1999. Atualmente é membro de comissão técnico-pedagógica do Ministério da Educação e membro colaborador do grupo de pesquisa MEDIA (Medidas Educacionais e Desenvolvimento de Instrumentos de Avaliação).

 

 

Setores curriculares

 

artes cênicas 1 artes visuais 2 biologia 2 desenho geométrico 1 educação física 1
 espanhol3  filosofia 1  física2  francês2  geografia 1
 história 1  inglês 2  língua portuguesa 1  matemática 2  multidisciplinar 2
 música 2  química 2  sociologia 2  soe 3  

 

 

UFRJ CAp - Colégio de Aplicação da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ