Pesquisar

CAp na Quarentena💚

2020 04 22 2

Nossas Redes

youtube animada CAp-UFRJ na quarentena
facebook logo or icon by obinoobie @CAp.UFRJ.1948
twitter @cap_ufrj 
insta1 70x70 @cap.ufrj.oficial 
insta1 70x70

@capufrjnaquarentena

CESPEB

logo cespeb

Revista

perspectivasII

Sítios afins

 fe logo
 logoCFP2
 cropped top condicap
 Logo 2020 corII

SICEA

LogoSicea

AVA CAp

ava peq

Ajude a UFRJ no combate ao COVID-19

Campanha Doacoes UFRJ

CAp 70 anos

cap portal 150

Clique no banner acima para 
acessar o VÍDEO comemorativo
dos 70 anos

 

Doc1

 Projeto Memória CAp 

fisica100

Plano Político Pedagógico

Projeto de Pesquisa

 

Corpo Docente


Coordenação de Curso:
Prof. Ms. Wanderley Paulo Gonçalves Junior

Suplente:
Prof. Dr. Sidnei Percia da Penha

 

Prof. Dr. Roberto Affonso Pimentel Júnior (Beto)
http://lattes.cnpq.br/9273793166523342
Ingressou no CAp-UFRJ como professor substituto em 1996, sendo efetivado no início de 1997. Formado pela UFF nos cursos de bacharelado e licenciatura em Física no início da década de 1990, concluiu o mestrado em óptica metrológica em seguida. Deu aulas em escolas particulares de Niterói, sua cidade natal, e trabalhou como bolsista do INMETRO antes de ingressar no CAp. Durante um período de licença deu aulas no Canadá (2002-2003), e mais recentemente doutorou-se pelo programa de pós-graduação em história das ciências, das técnicas e epistemologia (HCTE) da UFRJ (2008-2012) com uma tese sobre a história da interferometria no século dezenove.

Deu aulas para a primeira série do Ensino Médio e as aulas de revisão para as turmas de terceira série no período de 1996 a 2002, quando por alguns anos foi coordenador do setor. Em 2004 em seu retorno à escola assumiu as aulas da segunda série e construiu o projeto da revista da escola, a revista Perspectiva, projeto que coordenou por dois anos e meio. É autor de diversos trabalhos em Física e em história da Física, e vem participando de inúmeros congressos, projetos e antologias de divulgação científica. É autor do livro “A Aventura da Física”, uma coletânea de textos publicados em sua coluna na revista Ciência Hoje das Crianças Online ao longo dos últimos 4 anos. Contribui ainda com a seção Fora do Quadro da revista Ciência Hoje, relacionando artigos da revista com tópicos de Física abordados no Ensino Médio, numa linguagem voltada para professores e alunos de Ensino Médio.

 

Prof. Dr. Sidnei Percia da Penha
http://lattes.cnpq.br/0006619785896896
É doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo onde concluiu o curso em 2012.  Elaborou parte de suas pesquisas com bolsa da CAPES de doutorado sanduiche realizado na Universit of Missoury nos Estados Unidados com o objetivo de aprofundar as pesquisas relacionadas a inserção de Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. É mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo CEFET-RJ onde em 2007 concluiu sua pesquisa relacionada a produção  de uma Sequencia Didática Investigativa para estudo do Eletromagnetismo intitulada “A Física e a Sociedade na TV”. É especialista em Ensino de Física pela Universidade Federal Fluminense concluído em 2004 onde elaborou pesquisas relacionadas a utilização questões desafiadoras para o Ensino de Física dentre vários outros trabalhos. É Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1996 e Engenheiro Eletricista pela UCP  em 1991. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Atividades Investigativas para o ensino de Ciências;  Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade e uso de Questões Socio-científicas no ensino de Ciêncas. Participa do Grupo de Pesquisas em Ensino de Física da UFRJ (PROENFIS-UFRJ) onde atuou na organização de cursos destinados a formação de licenciandos e professores de física. Atua como revisor de trabalhos da Associação Brasileira de Pesquisadores em Ensino de Ciências (ABRAPEC) e do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). Atualmente coordena o Setor Curricular de Física do CAp e o Laboratório Didático de Ensino de Física (LADEF) onde desenvolve seus projetos de pesquisa e extensão. Atualmente coordena o projeto  Oficinas de Acionamento e Robótica.

 

Prof. Ms. Wanderley Paulo Gonçalves Junior
http://lattes.cnpq.br/8753773860609256
É doutorando no Programa em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, onde desenvolve pesquisa em que busca investigar a aprendizagem dos alunos sobre o conceito físico de força através de um ambiente de ensino estruturado para a programação de simulações, procurando identificar os possíveis fatores que colaboram para a evolução do entendimento. Em 2012, tornou-se mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, dedicando-se à pesquisa de processos avaliativos. Desenvolveu trabalho intitulado “Avaliações em Larga Escala e o Professor de Física”. É especialista em Ensino de Ciências com ênfase em Física, concluído em 2006, pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde desenvolveu e elaborou pesquisa intitulada “A utilização da imagem para a compreensão de gráficos da posição em função do tempo na cinemática”. É licenciado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1999. Atualmente é membro de comissão técnico-pedagógica do Ministério da Educação e membro colaborador do grupo de pesquisa MEDIA (Medidas Educacionais e Desenvolvimento de Instrumentos de Avaliação).

 

 

Setores curriculares

 artes.cênicas70  artes.visuais70 poster6 24 23953   des.geo100  ed.fisica70
ed.inf70   espanhol100 filosofia100  fisica100   frances100
geo100   hist100 ingles100  linguaport  poster6 24 23425 
 multi100 poster6 24 23026  quimi   socio soe2 
UFRJ CAp - Colégio de Aplicação da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ