física

Plano Político Pedagógico

Corpo Docente

Coordenação de Curso
Prof. Dr. Sidnei Percia da Penha

Prof. Dr. Roberto Affonso Pimentel Júnior (Beto)
http://lattes.cnpq.br/9273793166523342
Ingressou no CAp-UFRJ como professor substituto em 1996, sendo efetivado no início de 1997. Formado pela UFF nos cursos de bacharelado e licenciatura em Física no início da década de 1990, concluiu o mestrado em óptica metrológica em seguida. Deu aulas em escolas particulares de Niterói, sua cidade natal, e trabalhou como bolsista do INMETRO antes de ingressar no CAp. Durante um período de licença deu aulas no Canadá (2002-2003), e mais recentemente doutorou-se pelo programa de pós-graduação em história das ciências, das técnicas e epistemologia (HCTE) da UFRJ (2008-2012) com uma tese sobre a história da interferometria no século dezenove.

Deu aulas para a primeira série do Ensino Médio e as aulas de revisão para as turmas de terceira série no período de 1996 a 2002, quando por alguns anos foi coordenador do setor. Em 2004 em seu retorno à escola assumiu as aulas da segunda série e construiu o projeto da revista da escola, a revista Perspectiva, projeto que coordenou por dois anos e meio. É autor de diversos trabalhos em Física e em história da Física, e vem participando de inúmeros congressos, projetos e antologias de divulgação científica. É autor do livro “A Aventura da Física”, uma coletânea de textos publicados em sua coluna na revista Ciência Hoje das Crianças Online ao longo dos últimos 4 anos. Contribui ainda com a seção Fora do Quadro da revista Ciência Hoje, relacionando artigos da revista com tópicos de Física abordados no Ensino Médio, numa linguagem voltada para professores e alunos de Ensino Médio.

 

Prof. Dr. Sidnei Percia da Penha
http://lattes.cnpq.br/0006619785896896
É doutor em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo onde concluiu o curso em 2012.  Elaborou parte de suas pesquisas com bolsa da CAPES de doutorado sanduiche realizado na Universit of Missoury nos Estados Unidados com o objetivo de aprofundar as pesquisas relacionadas a inserção de Questões Sociocientíficas no Ensino de Ciências. É mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo CEFET-RJ onde em 2007 concluiu sua pesquisa relacionada a produção  de uma Sequencia Didática Investigativa para estudo do Eletromagnetismo intitulada “A Física e a Sociedade na TV”. É especialista em Ensino de Física pela Universidade Federal Fluminense concluído em 2004 onde elaborou pesquisas relacionadas a utilização questões desafiadoras para o Ensino de Física dentre vários outros trabalhos. É Licenciado em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1996 e Engenheiro Eletricista pela UCP  em 1991. Atualmente desenvolve pesquisa sobre Atividades Investigativas para o ensino de Ciências;  Abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade e uso de Questões Socio-científicas no ensino de Ciêncas. Participa do Grupo de Pesquisas em Ensino de Física da UFRJ (PROENFIS-UFRJ) onde atuou na organização de cursos destinados a formação de licenciandos e professores de física. Atua como revisor de trabalhos da Associação Brasileira de Pesquisadores em Ensino de Ciências (ABRAPEC) e do Simpósio Nacional de Ensino de Física (SNEF). Atualmente coordena o Setor Curricular de Física do CAp e o Laboratório Didático de Ensino de Física (LADEF) onde desenvolve seus projetos de pesquisa e extensão. Atualmente coordena o projeto  Oficinas de Acionamento e Robótica.

 

Prof. Ms. Wanderley Paulo Gonçalves Junior
http://lattes.cnpq.br/8753773860609256
É doutorando no Programa em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia, onde desenvolve pesquisa em que busca investigar a aprendizagem dos alunos sobre o conceito físico de força através de um ambiente de ensino estruturado para a programação de simulações, procurando identificar os possíveis fatores que colaboram para a evolução do entendimento. Em 2012, tornou-se mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, dedicando-se à pesquisa de processos avaliativos. Desenvolveu trabalho intitulado “Avaliações em Larga Escala e o Professor de Física”. É especialista em Ensino de Ciências com ênfase em Física, concluído em 2006, pela Universidade Federal de Minas Gerais, onde desenvolveu e elaborou pesquisa intitulada “A utilização da imagem para a compreensão de gráficos da posição em função do tempo na cinemática”. É licenciado em Física pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1999. Atualmente é membro de comissão técnico-pedagógica do Ministério da Educação e membro colaborador do grupo de pesquisa MEDIA (Medidas Educacionais e Desenvolvimento de Instrumentos de Avaliação).


Prof. Dr. Tharnier Puel de Oliveira
http://lattes.cnpq.br/6255118148719378
Atualmente professor substituto do CAp, ingressado em abril de 2015, e também Pós-Doutorando no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), neste desde outubro de 2014.
Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), formado em 2008, bem como graduação em Física Licenciatura pela UFSC, formado em 2012 - com estágio supervisionado no CAp da UFSC. Tornou-se mestre em Física, pela mesma Universidade, na área de Mecânica Estatística e Transições de Fase no ano de 2010 e doutor em Física na área de Física da Matéria Condensada, também pela UFSC, em 2014. No primeiro ano de doutorado, atuou como representante Discente da Pós-Graduação. Além disso, realizou uma parte de seu doutorado no Instituto Superior Técnico - Universidade de Lisboa – entre os anos 2012 e 2013. Sua experiência como docente contempla o Ensino à Distância na disciplina de Eletromagnetismo, a nível de graduação, em 2012. Também atuou como professor do curso de graduação em Engenharia Civil na Universidade do Vale de Itajaí (em 2014), na qual ministrou as disciplinas de Física I e II, as quais englobam os assuntos Mecânica e Termodinâmica. Para além do Ensino de Física, segue ativo na área de Pesquisa em Física com participações em congressos, revisor de periódicos e publicações em revistas internacionais. Realiza Pesquisa com ênfase em magnetismo, sistemas fortemente correlacionados e propriedades topológicas da matéria, atuando principalmente nos seguintes temas: transições de fase e comportamento crítico de sistemas magnéticos; transições de fase em sistemas topológicos; uso da informação quântica no estudo de sistemas topológicos; supercondutividade não convencional.

 

Prof. Angelo Carvalho
É professor do CAp-UFRJ (início em 2016) e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, onde atua desde 2015. Também atua como professor de Física na rede particular há 10 anos. Formado em licenciatura plena em Física pela UFRJ, com projeto de final de curso em ensino de Física por investigação, com a aplicação do projeto de mestrado do Dr. Sidnei Percia “A Física e a Sociedade na TV”(CEFET-RJ/2007). Participou do Grupo de Pesquisas em Ensino de Física da UFRJ (PROENFIS-UFRJ) com aplicações e análises dos projetos do grupo. Palestrante de uma oficina sobre interdisciplinaridade no Ensino Médio no III Congresso de Educadores Notre Dame, em setembro de 2010, em Passo Fundo – RS. Participação com pôster sobre interdisciplinaridade em aulões no IV Congresso de Filosofia Notre Dame, em julho 2011 no Rio de Janeiro - RJ.

Setores curriculares

 

artes cênicas artes visuais biologia desenho geométrico educação física espanhol
filosofia física francês geografia história inglês
língua portuguesa matemática multidisciplinar música química sociologia

 

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