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história

Corpo Docente

Coordenação de Curso

Alessandra Carvalho
Doutora em Sociologia
http://lattes.cnpq.br/2765565145395915

Projetos de Pesquisa:
1. O ensino das ditaduras do século XX na educação básica: história, memória e metodologia. O projeto visa a analisar o ensino das ditaduras do século XX na educação básica, sobretudo o tratamento dado às ditaduras civis-militares da América do Sul, considerando questões relativas à história do tempo presente, temas sensíveis, memória e direitos humanos. Engloba também uma análise da produção didática disponível sobre as ditaduras do século XX, com ênfase no Brasil e outros países da América do Sul, alem da elaboração de novos materiais que considerem as contribuições da historiografia recente. A pesquisa é parte integrante do Núcleo de Pesquisa História e Ensino das Ditaduras. 
2. O MDB e a emergência de novas concepções democráticas na ditadura civil-militar (1973-79). A pesquisa pretende analisar a atuação do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) entre os anos de 1973, ocasião em que, durante as discussões da sucessão do general-presidente Emílio Médici, o MDB lançou a campanha da anticandidatura de Ulysses Guimarães à presidência da república, e 1979, quando a nova legislação partidária permitiu a fundação de novas siglas políticas e originou a criação do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Desta forma, abrange o período de grande repressão política por parte da ditadura civil-militar brasileira, que se seguiu à decretação do Ato Institucional nº-5 (AI-5), em 1968, bem como os primeiros anos do processo de abertura iniciado em 1974. Após o AI-5, que atingiu duramente o MDB, e as imensas dificuldades para participar das eleições legislativas ocorridas em 1970, os militantes do MDB se viram diante de um cenário transformado e, acima de tudo, marcado pela incerteza. Alguns membros colocaram em questão o futuro do partido, enquanto outros defendera m a necessidade de redirecionar sua ação, abandonando lemas e diretrizes nascidas nos anos anteriores ao golpe de 1964 e que haviam norteado o MDB até então. Para muitos, buscar novos rumos era, em princípios dos anos 1970, fundamental para que suas próprias trajetórias políticas tivessem continuidade e o partido recuperasse a capacidade de demarcar um espaço próprio e legítimo no campo político e social. A campanha da anticandidatura colocou-se, então, como um primeiro momento em que o partido poderia rediscutir e reconstruir sua atuação pública. No ano seguinte, 1974, a campanha para o pleito legislativo federal e estadual abriu espaço para o aprofundamento das discussões no partido e para o seu fortalecimento junto aos eleitores. Ao mesmo tempo, muitas lideranças emedebistas jovens tinham a percepção de que a sociedade brasileira se transformava rapidamente, por conta do avanço da industrialização e da urbanização e da nova abrangência alcançada pelos meios de comum. 
 
Diego Bruno Velasco
Mestre em Educação
Linha de Pesquisa: Atualmente, venho desenvolvendo estudos que investigam as relações entre Currículo de História, Conhecimento Escolar e Políticas de Avaliação da Educação Básica , tendo como material privilegiado de pesquisa os itens de História presentes no Exame Nacional do Ensino Médio.
 

Diego Martins Dória Paulo
Mestre
http://lattes.cnpq.br/7784378594974408
Linha de pesquisa: poder políticos e estratégias empresariais na América Latina dos séculos XX e XXI

 

Fábio Garcez de Carvalho
Doutor
http://lattes.cnpq.br/9129264071487611
Linha de pesquisa: História, sujeitos e processos educacionais


Luisa Quarti Lamarão
Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense
http://lattes.cnpq.br/2228259440905149

 

Waldemir de Araújo Filho
Mestre em Educação pela PUC-Rio (2007)
http://lattes.cnpq.br/7451269663091117

 

Setores curriculares

 

artes cênicas 1 artes visuais 2 biologia 2 desenho geométrico 1 educação física 1
 espanhol3  filosofia 1  física2  francês2  geografia 1
 história 1  inglês 2  língua portuguesa 1  matemática 2  multidisciplinar 2
 música 2  química 2  sociologia 2  soe 3  

 

 

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