Pesquisar

CAp na Quarentena💚

2020 04 22 2

Compartilhe / Siga-nos

youtube animada CAp-UFRJ na quarentena
facebook logo or icon by obinoobie @CAp.UFRJ.1948
twitter @cap_ufrj 
insta1 70x70 @cap.ufrj.oficial 

Ajude a UFRJ no combate ao COVID-19

Campanha Doacoes UFRJ

UFRJ_100

Screenshot 2019 09 07

Revista

icon

CESPEB

logo cespeb

SICEA

LogoSicea

CAp 70 anos

cap portal 150

Clique no banner acima para 
acessar o VÍDEO comemorativo
dos 70 anos

 

Doc1

 Projeto Memória CAp 

Sítios afins

 fe logo
 logoCFP2
 cropped top condicap
 logoAPACAP

AVA CAp

ava peq

Essa Conta é de Todos

       cartazes principais 1

frances100 

  

Corpo Docente:

 

Coordenação de Setor:
Miriam de Andrade Levy

Suplente:
Flávia Alves Gomes

Cristiane Maria de Souza
Doutora em Língua Francesa - UFRJ
Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), graduação em Letras - Português/ Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora do Colégio de Aplicação da UFRJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas e culturas em contato, imposição da língua francesa oficial, francofonia e manutenção das línguas regionais na França. Possui o grupo de pesquisa e ensino chamado: “Caminhos da francofonia” e representa a UFRJ no organismo internacional AUF (Agence Universitaire de la Francophonie).Possui graduação em Licenciatura em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005), graduação em Letras - Português/ Francês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), mestrado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Letras Neolatinas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2014). Atualmente é professora do Colégio de Aplicação da UFRJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas e culturas em contato, imposição da língua francesa oficial, francofonia e manutenção das línguas regionais na França. Possui o grupo de pesquisa e ensino chamado: “Caminhos da francofonia” e representa a UFRJ no organismo internacional AUF (Agence Universitaire de la Francophonie).
 
Flávia Alves Gomes
Mestre em Letras - UFRJ
Possui graduação em Letras (Português-Francês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestrado profissional em Letras, pela mesma universidade. Desde 2015, é professora de Francês do Ensino Fundamental e Médio no Colégio de Aplicação da UFRJ, onde também atua orientando licenciandos provenientes da graduação de Letras da UFRJ. Pesquisadora e coordenadora do grupo de pesquisa EEAFLE, atua principalmente nas áreas de ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira, avaliação e formação do professor. 
 
João Carlos Teixeira de Mello
Doutorando em Literatura Francesa - Sorbonne Nouvelle, Paris III, com a tese « Geste dramatique et parole théâtrale dans Une Saison en enfer et Illuminations, de Rimbaud », orientação do Prof. Henri Scepi.
Mestre em Letras (Literaturas Francófonas) - UFF (1999). Premiado com a bolsa de pesquisa - International Council on Canadian Studies, Ottawa, pelo projeto de mestrado, tendo efetuado, em 1998, pesquisas em universidades canadenses.
Especialização em língua e literaturas francófonas - UFF. Graduação em Letras (Português/Francês) - UFRJ (1988). 
Professor de Francês do CAp-UFRJ desde 1993. Coordenador do setor curricular de francês do CAp-UFRJ de 2012 a 2014. 
Participou de dois estágios pedagógicos na França: em 1993, no Centre International d’Etudes Pédagogiques, em Sèvres; em 2005, em Limoges.
Coordenador do Setor de Francês em vários anos letivos e pesquisador do projeto FLECAp de elaboração de materiais/atividades didáticas para o ensino do francês língua estrangeira no CAp-UFRJ. Desenvolve também atividades e pesquisas ligadas às artes cênicas, à poesia como ator, dramaturgo, roteirista e produtor.
http://lattes.cnpq.br/0798154532368478
 
Lúcia Helena Ferreira
Graduada em Letras Francês/Português (bacharelado e licenciatura, 1995) e Letras Italiano (bacharelado e licenciatura,2002) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Letras, na área de Filologia e Língua Portuguesa, pela mesma instituição (2000). Doutora em Letras, na área de Língua e Literatura Francesa (2009), também pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de Língua Francesa em cursos livres, para adultos e adolescentes (Aliança Francesa e "Francês no Campus"), e em Centro de Línguas, para alunos da Rede Oficial de Ensino (SP). Atuou no magistério com Língua Portuguesa e Redação, em cursos de nível fundamental, médio e superior. Desenvolveu atividades relacionadas à edição e reelaboração de livros didáticos, entre eles, os destinados ao PNLD.Atualmente, é professora de francês no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e participa de bancas de avaliação (Língua Portuguesa e Redação) em exames de larga escala.  
 
Miriam de Andrade Levy
Mestre em Letras Neolatinas (Literatura Francesa) - UFRJ
Professora efetiva do setor de Francês do Colégio de Aplicação da UFRJ. Graduou-se pela UFRJ em Letras: Português - Francês em 2005, concluiu o mestrado no Programa de Letras Neolatinas da mesma instituição em 2008, com ênfase em literaturas francófonas. Integrante do grupo de pesquisa EEAFLE, atua principalmente nas áreas de ensino-aprendizagem de Francês Língua Estrangeira, avaliação e formação docente.

 

UFRJ CAp - Colégio de Aplicação da UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ